LIVROS

A Cabeça do Brasileiro

A Cabeça do Brasileiro

Trata-se da maior pesquisa feita até o presente sobre o que o brasileiro pensa sobre um grande leque de temas. Dentre os temas abordados no livro podemos citar preconceito, homossexualidade, corrupção. Porém a abordagem do livro deixa tudo didático e de fácil compreensão. Vale muito por ser um livro cheio de dados, tabulados e desenvolvidos especialmente para gerar a reflexão. Trata-se de um bom estudo sociológico, tendo em vista que o

material se pretende muito mais ser uma radiografia da mentalidade brasileira do que um manual indutivo de como devemos realmente pensar, apesar de essa ser uma conseqência inevitável a cada página e a cada novo dado.

Uma das questões abordadas ao longo do material sugere como os indivíduos reagiriam se os empregados de um prédio usassem o elevador social. Normalmente os dados são tabulados levando em consideração a formação acadêmica, o sexo e até mesmo a "cor" dos entrevistados. Assim, é possível ter uma boa perspectiva de como funciona "A Cabeça do Brasileiro". Vale muito a leitura.