HISTÓRIA GERAL

4. Mesopotâmia

4. Mesopotâmia

A Mesopotâmia está inserida no chamado Crescente Fértil, uma região que se estende do Golfo Pérsico até o Egito. Recebe essa designação por ser uma região que recebe boa precipitação pluvial e tem maior presença de rios, o que possibilitou o estabelecimento de civilizações ao longo destes rios. Os principais rios do Crescente Fértil são: Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão. Historicamente, convenciona-se que as primeiras civilizações da terra surgiram dentro do Crescente Fértil. Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “Terra entre rios”. Os rios em questão são o Tigre e o Eufrates e ambos desembocam no Golfo Pérsico. Atualmente a Mesopotâmia está inserida no território do Iraque.

Com o desenvolvimento da agricultura, o sedentarismo trouxe consigo o estabelecimento de cidades e a criação do conceito de Estado. A princípio a agricultura era praticada às margens dos rios, mas logo que as primeiras cidades foram aparecendo, canais foram sendo construídos, possiblitando a interiorização da ocupação territorial.

Na região mesopotâmica surgiram povos que absorveram tanto uns dos outros que, muitas vezes, torna difícil determinar o que é original em uma cultura e o que é fruto da influência cultural de um povo sobre os demais. Dentre as principais civilizações que criaram raízes na região, destacamos: Sumérios, Babilônicos, Assírios e Acadianos.