HISTÓRIA DO BRASIL
ESCOLHA UM TÍTULO

22.2 CONSTITUIÇÃO DE 1934

22.2 CONSTITUIÇÃO DE 1934

Em maio de 1933 foram eleitos 214 constituintes para a confecção da Constituição, aos quais se juntariam mais 40 sindicalistas e operários. Em 15 de novembro, os 254 deputados começaram a construir a nova constituição brasileira que ficaria pronta em oito meses, sendo assim promulgada.

A nova constituição era tão contraditória quanto o governo de Vargas. Foram estendidos os direitos trabalhistas, mas em contrapartida foram criados instrumentos para subjugar os sindicatos ao próprio governo. Assim, Vargas teria completo controle da massa de trabalhadores. Além disso, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), instrumento que já mostrava a face fascista do governo de Getúlio. Cartilhas, cartazes, tudo deveria girar em torno do líder brasileiro que teve na Carta del Lavoro do líder italiano Benito Mussolini sua inspiração.

No mesmo dia da promulgação da nova carta constitucional – 15 de julho de 1934 – Getúlio foi eleito pelos constituintes o presidente do Brasil. Deveria governar até maio de 1938, quando haveriam novas eleições. Aos poucos, construía-se a estrutura de um totalitarismo tupiniquim.