HISTÓRIA DO BRASIL
ESCOLHA UM TÍTULO

9.2 OUTRAS OCUPAÇÕES

9.2 OUTRAS OCUPAÇÕES

Na França, no século XVI, o rei frnac6es Francisco I pediu para ver “o tratado de Adão que dividia o mundo entre portugueses e espanhóis”. Tal tratado não existe, era uma metáfora que demonstrava espírito crítico com o fato de a Igreja Católica haver se envolvido na partilha do planeta entre as nações ibéricas.

Em virtude de sua insatisfação, Francisco I permitiu a constituição de expedições piratas para o Brasil e ainda lutou para estabelecer colônias na América. Primeiramente em 1555, na Baía de Guanabara, estabeleceram a França Antarctica com a ajuda dos índios Tamoios, evitados pelos portugueses por sua ferocidade. Só em 1560 foram definitivamente expulsos.

Entre 1612 e 1615 os franceses estabeleceram nova colônia no Brasil, numa tentativa de garantir terras na América. Em homenagem ao rei Luís XIII, os franceses fundaram a cidade de S. Luís, hoje capital do Estado do Maranhão.

Ingleses também enviaram expedições piratas para a América do Sul e frequentemente muitos países faziam alianças com tribos indígenas e mantinham forte escambo em terras brasileiras. Isso era possível graças ao frágil controle do litoral da colônia portuguesa.