HISTÓRIA DO BRASIL
ESCOLHA UM TÍTULO

11.1 GUERRA DOS EMBOABAS - 1707 A 1709

11.1 GUERRA DOS EMBOABAS - 1707 A 1709

Foi encontrado ouro no Brasil, em quantidade que possibilitasse a exploração, em 1694. Bartolomeu Bueno de Siqueira foi o primeiro a encontrar ouro, ao norte de S. Vicente. Muitos paulistas se dirigiram para a região, que, apesar de hostil, acabou se urbanizando. (Sobre os efeitos da mineração, ver “O ciclo da mineração no Brasil”.) A notícia chegou em Portugal quase dois anos depois, tendo em vista que os mineradores sabiam que a exploração de qualquer recurso natural – e isso inclui o ouro – demandaria o pagamento de 20% em impostos sobre o valor do produto.

Tão logo a notícia se espalhou, muitos portugueses se deslocaram para a colônia em busca do tão precioso mineral. Outros ainda vieram de vários pontos da colônia. Esses portugueses que chegavam à região das Minas usavam botas de cano longo e acabaram virando motivo de chacota dos paulistas que os denominavam de Emboabas, que quer dizer pássaro com pés emplumados.

Com apoio da Coroa, os paulistas foram expulsos das Minas pelos Emboabas. Não existia uma autoridade constituída para a região e o caos imperou. Os paulistas revidaram causando pânico e destruindo o acampamento dos Emboabas. Entretanto os bandeirantes precisaram se retirar da região. Foram para o oeste onde acabaram encontrando ouro no que hoje são os Estados de Goiás e Mato Grosso.